O tuning já chegou ao Tesla Model X

A Novitec é sinónimo de algumas das criações "tuning" mais radicais de sempre, sobretudo no que a superdesportivos diz respeito. Mas desta vez não lhe trazemos nenhum Ferrari – ainda recentemente a Novitec transformou um 488 GTB -, Lamborghini, ou Porsche… É que pela primeira vez desde a sua criação, em 1989, este preparador alemã resolveu modificar… um eléctrico!

E o primeiro projecto foi, como já deve ter percebido, um Tesla Model X. É certo que os gostos são sempre discutíveis, mas a verdade é que este conjunto de transformações modificou por completo a personalidade do "crossover" da marca de Elon Musk, que passou a ter um "look" muito mais agressivo e bastante mais robusto.

Uma das principais alterações surge ao nível das jantes, já que a Novitec uniu forças com a Vossen para desenvolver um conjunto de jantes de 22 polegadas, criadas não só para embelezar este Model X mas para arrefecerem os enormes travões de disco cerâmicos (380 mm na frente e 360 mm atrás). Cada jante foi criada para ser usada exclusivamente num dos lados do Model X, para que com isso a rotação dos "raios" seja sempre na direcção correcta e possa funcionar como uma espécie de ventoinha para os travões.

As restantes alterações no exterior foram feitas ao nível dos apontamentos aerodinâmicos, e tal como a Novitec já nos habituou, foi usada muita fibra de carbono exposta para manter o peso controlado. Estamos a falar de um enorme difusor traseiro em carbono para manter este Model X bem "preso" à estrada, um "spoiler" traseiro, novas saias laterais e um "lip spoiler" na dianteira.

Mas se quiser operar uma revolução maior e achar que o exterior mais agressivo não é suficiente, saiba que a Novitec também oferece várias opções de personalização para o interior, sendo que tal como acontece quando encomenda um Model X, poderá optar pela configuração de habitáculo que melhor serve as suas necessidades: cinco lugares (de origem), seis lugares ou sete lugares.

A Novitec não adianta quanto terá que pagar por esta transformação visual do Model X, mas não será barato… Recorde-se que o Model X em Portugal começa nos 101.200 € para a versão 75D, nos 119.750 € para a proposta 100D e nos 172.500 € para a versão "topo de gama", o P100D.

Em destaque